SuperBairro
Os SuperBairros são só para os super-heróis?
Capítulo 1
Desver. Ver. Saber que é possível.
Convidámos - com a ZERO - o jardineiro digital Jan Kamensky a Lisboa para criarmos uma animação onde os carros voam embora de um cantinho fofo de Lisboa:
Capítulo 2
Aprender a fazer com quem já fez.
Aprendemos com o mítico Ton Salvadó, que criou a primeira Superilla em Barcelona, como lançar um SuperBairro sem tropeçar com as mesmas pedras:
Capítulo 3
Falar com todas as juntas de freguesia de Lisboa
Contactámos todas as juntas de freguesia de Lisboa, estamos a reunir-nos com aquelas que responderam. Andamos a apresentar o seguinte:
Capítulo 4
Campeão: Junta de Freguesia da Misericórdia
Encontrámos o campeão: 5 de Setembro 2022

No dia 5 de Setembro com a Junta de Freguesia da Misericórdia concordámos fazer um teste à volta da Praça das Flores, já que é a zona mais residencial e densa, com maior impacto possível. Além disso, dava para criar um passeio ininterrupto entre os dois cantos mais verdes e mágicos da cidade: Praça das Flores e Príncipe Real.

Os locais sugeridos pela Freguesia para o experimento:

  • Praça das Flores
  • Rua da Palmeira
  • Travessa de São José
  • Travessa da Palmeira
  • Rua Marcos de Portugal
  • Rua Manuel Bernardes
  • Rua Nova da Piedade (Após Travessa de São José)

A CML não deixa: 8 de setembro

A Junta sugeriu o dia 23 de setembro (sexta) para o teste, mas a data foi recusada pela CML. Razão que nos foi dada? "Não entra na semana europeia de mobilidade".

Lisboa Possível, ZERO e JF da Misericórdia concordámos pedir então o dia 22 de setembro (quinta) à CML, já que é o dia europeu sem carros e entrava na semana europeia da mobilidade. A CML, e com muita pressão da parte de todos nós, só respondeu oito dias mais tarde, no fim da tarde de dia 14 de setembro, aceitando a proposta. Razão de tanta demora? Não estavam entusiasmados com fechar ruas no dia de semana, preferiam fim-de-semana.

Sem resposta da Polícia: falta menos de uma semana

Há mais uma autorização que falta - a da Polícia. Com menos de uma semana antes da data, não sabemos se temos ou não a autorização da Polícia. Portanto decidimos mudar a estratégia. No dia 22 de setembro convidamos a todos os vizinhos, comerciantes, associações e todos os interessados para uma conversa sobre como podemos criar este SuperBairro. Esperamos tanto entusiasmo como também críticas - tudo faz parte de tentarmos nos entender para uma Lisboa onde caminhar, brincar, pedalar e respirar são prioridades.
Capítulo 5
Conversa com os vizinhos, comerciantes e todos os interessados da JF Misericórdia - 22 setembro
No dia 22 de setembro (não no 23 de setembro, razões acima, no capítulo anterior), das 18h até as 20h, na Praça das Flores, falámos com vizinhos, comerciantes, associações e todos os que querem mudança na Misericórdia. A pergunta chave foi: como deveríamos criar o nosso primeiro SuperBairro em Lisboa por um dia?
Ouvimos as soluções propostas pelos vizinhos e anunciámos que gostávamos de fazer o teste de SuperBairro no sábado, 29 de Outubro.
WIP: Capítulo 6
SuperBairro Por Um Dia na Misericórdia
Estamos à espera que a JF da Misericórdia, a CML e a Polícia autorizem a data de 29 de outubro (sábado) para o nosso SuperBairro Por Um Dia.
A nossa newsletter pode conter poesia...
Só enviamos a newsletter quando temos algo importante e fascinante para dizer: precisamos que assines uma petição, que apareças numa manifestação ou queremos ver-te no nosso próximo encontro com alguém incrível e inspirador. Também contamos sobre o que fazemos, com entusiasmo, mas não acredites antes de verificar este exemplo.
Queres ajudar?
quero@lisboapossivel.pt