Para a Assembleia Municipal de Lisboa precisas de
150 assinaturas. Sempre podes inventar-te um número maior e simbólico para parecer mais bonito nos meios de comunicação – és tu quem decide.
A petição deve ser redigida a/ao Presidente da Mesa da Assembleia Municipal, portanto tens que começar sempre assim:
Exmo/a Presidente/a da Mesa da Assembleia Municipal de LisboaHá três maneiras de recolher assinaturas:
1) À mão
2) Digitalmente
3) Adivinhaste bem: das duas formas!
Há quem diga que recolher à mão é mais forte já que dá mais credibilidade e os jornalistas gostam. Há quem diga que digitalmente é mais rápido e chega a mais pessoas. Não parece uma dicotomia falsa? Porque debater, se dá para fazer as duas coisas?
Na nossa experiência,
recolher à mão funciona bem se tens muito tempo livre, gostas de conversar com os desconhecidos nas praças da cidade e queres também perceber o que pensam as pessoas (sem ficares mal quando não pensam como tu). Em poucas horas consegues facilmente umas 100 assinaturas. Melhor se tens um ou uma cúmplice para estar lá contigo, para depois celebrarem com um compal de cerveja.
A
recolha digital funciona se tens para quem enviar por email e nas redes. De forma passiva podes ir recolhendo centenas de assinaturas. A vantagem é que assim consegues chegar até pessoas que têm horários de trabalho difíceis (pensa enfermeiros) ou que não costumam tomar cafe na praça onde estás a recolher (pensa naquele amigo que há meses que não se organiza para tomar um cafe contigo!)
Misturar as duas formas é melhor porque podes sempre pedir uma pessoa na rua para partilhar a petição com amigos por via digital, multiplicando o teu esforço. Para isso podes ter o QR code preparado no teu telemóvel para fotografarem –
ver exemplo.
Os deputados da Assembleia Municipal de Lisboa em múltiplas ocasiões confirmaram que para eles não importa como foram recolhidos as assinaturas, e a lei também não te limita.
Se a tua mensagem é clara e o assunto é importante ... nada disso garante que os jornalistas vão querer falar contigo! Recolhidas à mão ou digitalmente, vais ter que bater em muitas portas dos jornais na mesma, e 90% dos esforços vão dar em vão. Usa todos os meios que tens a tua disposição, tudo é brasa para a sardinha de nossa Lisboa!
Quem pode assinar? Daquilo que percebemos da
lei da petição, só cidadãos e estrangeiros residentes.