LER A PETIÇÂO DA ANA MATIAS
Lisboa, setembro de 2022
Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas
Nós, abaixo-assinados, moradores do Bairro Lopes e do Alto de São João, freguesia da Penha de França, e Lisboetas que apoiam a causa do vizinho, vimos requerer a instalação de um parque seguro para bicicletas no bairro.
Expomos abaixo os motivos.
- A mobilidade é um direito de todos os cidadãos e fazê-lo de modo suave, como é o caso da utilização de bicicletas, é algo que deve ser incentivado não só por motivos ligados à saúde física e mental, individual e pública, como também por tudo o que significa em termos da redução da pressão nos transportes públicos e da retirada de carros da estrada.
- Em Lisboa, onde circulam diariamente milhares de automóveis, 38% das viagens até 5 km são feitas em automóvel particular, podendo estas ser facilmente feitas em bicicletas.
- O estacionamento automóvel e para motociclos está bastante bem assegurado no Bairro Lopes (inclusivamente com estações de carregamento para carros elétricos). No entanto, estacionamentos seguros para bicicletas são absolutamente fundamentais como modo de incentivo a todos os moradores que querem utilizar ou adquirir a sua própria bicicleta e nela deslocar-se diariamente.
- Os prédios em Lisboa raras vezes estão preparados para que neles se acondicione e guarde de forma segura e sem causar incómodo as bicicletas dos residentes.
- Só em 2021, a Câmara de Lisboa distribuiu 340 000 € pelos munícipes que concorreram ao programa de apoio à aquisição de bicicletas. Possibilitar aos lisboetas parques seguros de bicicletas, minimizando o risco de furto/vandalismo e possibilitando-lhes uma utilização regular das bicicletas, é também uma forma de proteger o investimento público feito anteriormente.
- Um parque seguro de bicicletas do tipo hangar contém 6 lugares e ocupa um único lugar de estacionamento automóvel. O parque de estacionamento do Jardim da Parada do Alto de São João poderia ser o local ideal, uma vez que já tem a infraestrutura necessária para a instalação da proteção para bicicletas.
Por estas razões, pedimos ao Sr. Presidente o máximo empenho para dar resposta a esta situação.
Notas da Ana Matias após o encontro