Exmo/a. Presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Lisboa,
Lisboa é a cidade das 7 colinas, mas não é por isso que não deve ter soluções de mobilidade alternativas aos carros.
A própria Câmara Municipal de Lisboa reconhece que “73% das suas ruas são planas ou apresentam declives inferiores a 5%, ou seja, são acessíveis à maioria dos utilizadores. Por outro lado, a proliferação da bicicleta elétrica e de outros modos suaves análogos (…) permitem aspirar a uma Lisboa plenamente ciclável.” (fonte)
As bicicletas elétricas GIRA são uma dessas soluções - práticas, sustentáveis e versáteis - permitindo aos seus utilizadores moverem-se pela cidade de forma autónoma, amiga do ambiente e sem aumentar o tráfego automóvel.
No entanto há bairros inteiros que continuam fora da rede: o Restelo, a Ajuda e Santo Amaro. Estes bairros têm tudo para fazer parte da Lisboa ciclável - são zonas cheias de vida, escolas e movimento. O alargamento da rede GIRA permitiria ligar estas zonas, que agora se encontram isoladas, ao resto da cidade, tornando muito mais fácil, rápido e agradável circular entre casa, escola (como o Polo Univ. da Ajuda, a Escola Secundária do Restelo e o Colégio Helen Keller), trabalho e lazer (como o CIF, o Estádio do Belenenses e a marginal).
Tal como afirma a Câmara Municipal de Lisboa, “o conceito de modernidade das cidades mudou. O modelo de cidades construídas para o automóvel está a dar lugar à cidade construída para as pessoas. A mobilidade é hoje partilhada, suave e limpa.” (fonte)
Com mais estações de bicicletas elétricas, poderíamos concretizar esta visão de cidade - uma Lisboa pensada para as pessoas, com menos trânsito, menos ruído e mais espaço para todos.
A instalação de novas estações GIRA nas Juntas de Freguesia de Belém, da Ajuda e da Estrela seria um passo natural para tornar esta transformação uma realidade e ligar plenamente estas zonas ao resto da cidade (proposta de alargamento da rede aqui).
Apelamos ao alargamento da rede de bicicletas elétricas GIRA, com novas estações nos bairros do Restelo, Ajuda e Santo Amaro.
Atualizamos estes números manualmente um par de vezes por semana (limpamos os duplicados e as assinaturas com informação em falta)
0
Assinaturas em papel
19
Assinaturas eletrónicas
19
Assinaturas totais das 150que precisamos para apresentar a petição à Assembleia Municipal de Lisboa