Olá vizinhas, olá vizinhos. Será que só os super-heróis vivem em SuperBairros?
SuperBairros onde as crianças brincam na rua à vontade.
Onde os passeios dão para passar.
Onde há árvores e pássaros a cantar.
Onde pedalar é uma virtude, e respirar ar limpo – uma realidade.
Onde o café cheira a café.
...queres ver como seria?
Se não acreditas que é possível, em Barcelona já o fizeram, e chama-se Superilla, ou SuperBairro em português.
A Junta de Freguesia da Misericórdia quer ser campeã e testar como é viver num SuperBairro – por um dia.
Agradecemos por terem vindo no dia 22 de setembro (5ª feira) à Praça das Flores para descobrirmos todos juntos como podemos criar um SuperBairro por um dia.
O que foi esta conversa entre vizinhos?
Às 18h na Praça das Flores dava para ver um grande lençol com a projeção de um vídeo-sonho para esta nossa Lisboa.

Houve também um mapa da nossa freguesia com canetas à volta. Vocês desenharam o que queriam que fosse melhorado, e onde.

Estiveram lá pessoas com cartazes. Em cada um estava escrita uma palavra relacionada com mobilidade. Estas pessoas fomos nós, representantes da Lisboa Possível, da ZERO e da JF Misericórdia. Vocês escolheram o cartaz com o tema que para vocês era o mais importante e partilharam as soluções.
E alguém ouviu mesmo? 
Este projeto tem três parceiros: o movimento hiper-local Lisboa Possível, que trabalha de baixo para cima, a associação ambientalista ZERO que defende todo um Portugal sustentável, e a JF da Misericórdia, que quer o bem-estar dos seus fregueses. A ideia foi mesmo conhecermo-nos e ouvirmo-nos para depois implementar as ideias.
É só conversa ou vamos passar à ação? 
As soluções desta conversa vão ser implementadas durante um dia inteiro, dia 29 de outubro, o dia em que esperamos realizar o SuperBairro.

Os locais sugeridos pela JF da Misericórdia para o experimento:

  • Praça das Flores
  • Rua da Palmeira
  • Travessa de São José
  • Travessa da Palmeira
  • Rua Marcos de Portugal
  • Rua Manuel Bernardes
  • Rua Nova da Piedade (Após Travessa de São José)
Mas expliquem lá, o SuperBairro é o quê?
SuperBairro é uma técnica de transformação do espaço comum inspirado em “Superilles” de Barcelona: abrimos as ruas do nosso bairro a nós mesmos. Vamos caminhar sem medo, brincar na rua, conversar, ouvir música ou simplesmente o silêncio, pedalar, desfrutar das esplanadas e respirar bem.
O que vai acontecer durante o nosso SuperBairro?
Convidamos cientistas a falar dos temas difíceis de forma simples. Músicos e poetas a partilhar a sua arte connosco. Workshops práticos sobre como viver sem poluir. Também podes escolher sentar-te em silêncio e ler um livro.
Porquê o SuperBairro?

O nosso bairro tornou-se inóspito: as ruas são dos carros, estão poluídas e barulhentas. Não se veem crianças, porque é perigoso estar na rua. Não nos conhecemos entre vizinhos. Estamos refugiados em casa. Temos que fugir para o campo à procura da dita qualidade de vida. Não tem que ser assim. A nossa freguesia pode ser aquilo que nós queremos. Se em Barcelona conseguiram, nós também conseguimos. 
Quero receber notícias sobre o SuperBairro Por Um Dia na Misericórdia
Close