A Rua e a Travessa dos Mastros estão mortas
Onde podíamos conversar e fazer amigos – passam e estacionam poluentes toneladas de metal.
CAMINHAR

Os 40 cm entupidos de passeios não são passeios. São um insulto à dignidade dos pais com um carrinho de bebé. À dignidade de quem anda de cadeira de rodas. À dignidade de todas as pessoas que simplesmente querem caminhar sem serem ameaçadas de morte pelos carros que as esmagam contra a parede.

BRINCAR

Não dá. As crianças desapareceram. É simplesmente perigoso estar neste cantinho pitoresco de Lisboa sem medo.

PEDALAR

Onde hoje estaciona um carro, poderiam ficar doze bicicletas de quem cá mora e trabalha. Zero emissões tóxicas. Exercício físico. Espaço de todos respeitado.

RESPIRAR

Poder abrir a janela e não ter de a fechar logo. Viver neste bairro não deveria significar a obrigatoriedade de encher os pulmões com o cocktail tóxico de gases de escape.

Vamos abrir a Rua e a Travessa dos Mastros a nós
Como assim? Não era preciso inscrever-se primeiro a um tour completo do inferno burocrático oferecido pela junta?
CIDADANIA ATIVA

Só porque as vossas juntas não querem as ruas sem carros, não significa que vocês devem ficar calad@s. Os partidos em Portugal têm o poder de organizar ações na via pública, e o Volt decidiu fazer uma. Nós juntamo-nos.

COMERCIANTES

Os números gritam: o comercio perdeu 40% da faturação se comparamos com a pandemia, quando a rua estava aberta às pessoas. Agimos em parceria com Copa Lisboa, Pizzeria Mamma Gaia, Miss Dumpling, Sekai Sushi Bar, Sekai Cocktails, In Noodles, O Fatica e Modjo.

Em harmonia com os moradores
Uma a uma, tocámos a todas as portas da Rua e da Travessa dos Mastros para falar com todos os moradores que quiseram responder. Fizemos um encontro-churrasco para os vizinhos para recolher as dicas e descobrir os medos e as objeções.
  • Silêncio
    Todos os comerciantes são claros no compromisso: às 22.30 começa o silêncio, para que às 23h todos os moradores possam descansar.
  • Zero Lixo
    Todos os locais da rua oferecem a água da torneira a quem aparecer com uma garrafa que não seja descartável. Nenhuma bebida ou comida é servida em plástico descartável: as vossas canecas e marmitas estão bem-vindas. O lixo é separado. Beatas só nos cinzeiros, ou melhor, "simzeiros".
  • Autocarro 22B
    O autocarro da freguesia, o 22B, que passa meia em meia hora das 7 de manhã até as 20.30 da tarde pela Rua dos Mastros, sem nela fazer paragem, não deveria ser a razão para o desespero dos vizinhos e comerciantes. Poderia passar pela mais larga Rua das Gaivotas (a 100 metros) ou pela Avenida Dom Carlos I (a 80 metros).
  • Desconto residente
    Os moradores da rua, a partir do evento Com Gente Dentro, vão ter um desconto especial em todos os locais parceiros. Porque os restaurantes querem que a rua seja para quem cá mora, não só para quem visita.
Atenção, programação em curso
Não é um arraial. Queremos juntar o que nos puxa para sermos melhores cidadãos e seres mais iluminados: ciência, arte, tecnologia e filosofia.
10:00 – 12:00
10:00 – 12:00
O nosso clima explicado às crianças
12:00 – 14:00
12:00 – 14:00
Silêncio
14:00 – 15:00
14:00 – 15:00
COMO MUDAR O SISTEMA
com Joana tadeu e Ana matias

Grande debate moderado por Rita Prates e Ksenia Ashrafullina da Lisboa Possível
Joana Tadeu é a Ambientalista Imperfeita – ativista a tempo inteiro, produtora e consultora de sustentabilidade.

A Ana Matias é responsável pelas políticas de clima e poluição na Sciaena, associação que protege o nosso ambiente marinho.

Vamos aprender como podemos ser menos imperfeit@s na nossa relação com a terra e o mar – e exigir isso de quem está no poder.
15:00 – 17:00
15:00 – 17:00
Silêncio
17:00 – 18:00
17:00 – 18:00
WORKSHOP DE FADO ATIVISTA
com rita dias
Alguma vez tentaram escrever uma letra irreverente à moda de fado?
Rita Dias é cantautora e fadista. Escreve para teatro e para a revista Mensagem. Para a ouvir cantar primeiro vamos ter que trabalhar, inventando nós uma letra de fado ativista.

Local: Modjo
18:00 – 19:00
18:00 – 19:00
Poesia sínica. Poetas cívicos.

Local: Miss Dumpling
19:00 – 20:00
19:00 – 20:00
SOMBRA
com joão priolli
O melhor da bossa nova, choro e MPB
Porque Lisboa sem a música brasileira não seria a Lisboa que amamos.

Local: O Fatica
20:00 – 21:00
20:00 – 21:00
A MENINA NO PEQUENO JARDIM
com Folk Band Litá 🇺🇦
Sofía, Ivanka, Katerina e Danylo. Vozes da Ucrânia.
Entoem à vontade. Digam que sim se alguém vos convidar a dançar.

Local: Travessa dos Mastros , frente à Pizzaria Mamma Gaia
21:00 – 22:00
21:00 – 22:00
POESIA À MARGEM
com lígia reyes e Hélder Lopes
Lígia Reyes fazem um aviso de segurança: haverá poetas.
Entre os convidados estão Sara Ferreira da Costa, Dj Huba e...Tu. Sim, sim, também podes vir ler o teu verso. Microfone e corações abertos.

Local: frente a CopaBar
22.30
22.30
Silêncio
A acontecer durante o dia inteiro
Apoiar-nos é investir em Lisboa possível
Esta ação é independente e é possível só porque vocês nos apoiam. Estamos frustrados com viver nos erros urbanísticos do passado e não vemos outra opção que não seja agir. Precisamos da vossa ajuda. Doações regulares tiram-nos muito stress. Também temos posters e t-shirts encantadores que podem encomendar online:
O nosso icónico grafíti é portátil
Gostavas que a próxima fosse a tua rua?