👉 Este texto tem umas 800 palavras, são só cinco minutos :) Vão ver muitos links: este mês lançámos vários sketches satíricos na tentativa de explicar melhor o óbvio que para muitos ainda não o é. O link direito para partilhar este texto é este. Descaradamente queremos enganchar-vos, portanto vejam já esta revelação urbanística da Dona IrRita.
👉 Só para relembrar
Arrancámos com este projeto no dia 8 de julho, com o evento Com Gente Dentro. Naquela altura, em cooperação com os moradores, comerciantes e o partido Volt, tivemos a rua para nós das 10h até às 23h (podem copiar e melhorar o nosso processo para a vossa rua, guião aqui).
Foi nesta altura que fomos à assembleia da Junta de Misericórdia para convidar os deputados ao evento, e a presidente Carla Madeira (PS) notoriamente declarou que “pedonalizar é penalizar”. Tanto o PS, quanto o PSD literalmente riram-se da nossa proposta, já que, resumidamente, “Lisboa sempre foi assim”, realçando que a nossa opinião não conta porque moramos em Lisboa há menos tempo (deu origem a este maravilhoso sketch) e fazendo uma indireta sobre alguns de nós não terem nascido em Portugal (nasceu mais um sketch).
Na junta quem defende a nossa proposta é o Bloco, foram os únicos eleitos a passar pelas ruas no dia e gravar uns vídeos a favor da pedonalização.
Quem não esteve connosco, pode ver como foi ouvindo a nossa conversa Como Mudar o Sistema com Joana Tadeu, conhecida como Ambientalista Imperfeita, Ana Matias da Sciaena e Sara F. Costa, poeta e sinóloga. (Se agora mesmo não conseguem, adicionem no “ver depois” no youtube). É uma meia-hora de maior concentração de conselhos práticos.
🤟 Curiosidade
Desta vez com o Volt decidimos testar ainda mais os limites práticos do direito à manifestação. Avisámos sobre o nosso evento em nome dos moradores e comerciantes, sem a participação do partido, e tudo funcionou na mesma. No caso de qualquer comichão pessoal com os partidos, já sabem que podem fazer só vocês. Força!